OVERTRAINING E IMUNOSSUPRESSÃO: AS INFECÇÕES DO TRATO RESPIRATÓRIO SUPERIOR E AÇÕES PREVENTIVAS IMUNOESTIMULADORAS. – Parte 1

Imunidade

“A influência que a atividade física tem sobre o contexto do sistema imunológico tem sido alvo de vários estudos científicos, principalmente quando se relaciona a intensidade, volume ou duração do exercício à incidência das infecções do trato respiratório superior (ITRS), associadas ao aumento do hormônio cortisol, durante as atividades de longa duração e/ou grande intensidade.

Alguns estudos têm demonstrado que o aumento da concentração de cortisol e/ou a diminuição da IgA salivar ou nasal reduz a resistência do sistema imune às infecções, o que se coloca como um risco ao atleta mais envolvido em treinamento de alto nível, de longa duração e de alta intensidade.

A atividade física pode resultar em respostas tanto positivas como negativas à imunidade, dependendo da intensidade, do volume e da duração do exercício a que o indivíduo é submetido. Por um lado, durante atividades físicas intensas, longos períodos de treinamento intenso ou overtraining, verifica-se o aumento da susceptibilidade a infecções. Por outro lado, exercícios físicos de intensidade moderada estariam relacionados com a melhora do sistema imunológico, com redução da incidência de ITRS.”

Em breve mais….

Deixe um comentário